sexta-feira, 22 de maio de 2009

TIM e Oi ganham mercado, segundo a Anatel


A Anatel divulgou os dados oficiais da telefonia móvel de abr/09 com a base de usuários do Brasil atingindo 154,6 milhões de unidades, equivalente a 0,9 milhão de novas adições de celulares. O número de adições é 29,4% inferior ao mês de mar/09 (1,3 milhão) e 52,2% inferior ao mês de abr/08 (1,9 milhão). Apesar de os números apresentarem uma forte redução, lembramos que: (i) 2008 foi o ano mais forte até agora em termos de vendas; (ii) em 2009, o item do segmento de telefonia móvel mais afetado pela atual crise foi a venda de aparelhos; e (iii) abril não é sazonalmente um mês forte para as vendas. Com relação do desempenho das companhias, destacamos que TIM e Oi ganharam mercado, enquanto Claro permaneceu estável e Vivo perdeu participação. Acreditamos que, com o aumento da venda de SIM-Cards e com a entrada do setor num processo de maior maturação, cada vez mais a participação de mercado deve
ser analisada em conjunto com outros indicadores, como por exemplo, participação em receita, participação em EBITDA, margem EBITDA e ARPU. Apresentamos a seguir os principais destaques dos dados da Anatel:


TIM e Oi ganham mercado, Claro se mantem estável e Vivo perde : a TIM apresentou 348,0 mil adições líquidas no mês, sendo responsável por um ganho de 0,13 p.p. de participação de mercado, atingindo um total de 23,58% de participação. No mesmo sentido, a Oi teve 284,0 mil adições, ganhando 0,06 p.p. de participação e atingindo 20,73% de participação de mercado. Por outro lado, a Claro apresentou 243,0 mil adições, mantendo-se estável em termos de participação de mercado com 25,76%. Finalmente, a Vivo apresentou apenas 49,0 mil adições líquidas, perdendo 0,15 p.p. em termos de participação, ficando com 29,55%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário